terça-feira, 21 de novembro de 2006

O início

A curta história da Banda Futrica resume-se a uma única palavra – insatisfação! Ou seja deste pequeno núcleo de amigos e consequente limitação no número de instrumentos disponíveis – concertina, baixo acústico, guitarra e percussões – nasce um projecto com o objectivo de, através de temas dos cancioneiros nacionais e de alguns originais, devolver ao povo o que é do povo – a nossa música de raiz popular, sempre, tal como quando nos apaixonamos por alguém, procurando estar um passo à frente do objectivo da nossa paixão. Somos Futricas porque queremos ajudar a mostrar que Coimbra não é só fado (o seu cartão de visita) nem só Grupos Folclóricos (um dos poucos géneros “musicais” promovidos pela autarquia para as noites de Verão). Existem outras músicas em Coimbra, o que é evidente para alguém minimamente atento à música portuguesa.

Pretensiosos? Talvez. Mais ainda quando não pretendemos ser puristas, nem colarmo-nos a nenhum rótulo dos muitos disponíveis. Tocamos, mais do que música de raiz popular, música de raízes, a popular e a de cada de um de nós com as nossas vivências tão diferentes como músicos e como pessoas. Temos o sonho, utópico ou talvez não, de demonstrar que as chulas, viras e tantos outros géneros musicais não são géneros menores. Antes pelo contrário têm um lugar importantíssimo na nossa cultura popular e demonstram que a dança não é algo que se deva apreciar sentado numa cadeira mas, pelo contrário é algo que devemos praticar sem nos arrogarmos como entendidos.

O reportório da Banda Futrica tem muita música do Minho e mais algumas sem referência geográfica especial (Beira Baixa, Alentejo, etc.) para além de algumas músicas originais com poesia popular. Para nós o ponto comum a todas as músicas que tocamos é a alegria e o orgulho com que o fazemos.

Da Banda Futrica fazem parte:

Américo Reis – baixo acústico e vozes
António Simões – guitarra acústica, bandolim, cavaquinho e vozes
Arménio Santa – concertina, vozes e percussões
Gonçalo Ramos – percussões


Músico Convidado
Cláudia Couceiro - concertina

3 comentários:

Anónimo disse...

"Sem a música, a vida seria um erro"
Nietzche

Quantos mais grupos se assumirem como portugueses mais saúde terá a nossa identidade cultural. Portugal existe para além dos shoppings, UEFAS e fado

Força Futricas

Anónimo disse...

O blog tá fixe e concerto em Arzila até não correu mal apesar dos nervos, e das lágrimas do nosso amigo Arménio que pela 1ª vez dedicou uma música á sua cara metade. Let's futricate...
TOP4

Edward Soja disse...

Olá,

a Banda Futrica nasceu em 2006?
:)